Passos para vender na Amazon em 2020
15/10/2020 - 8 minutos de leituraOs mercados online tornaram-se uma grande oportunidade para aumentar as vendas do comércio eletrónico . Porém, antes de salta para piscina, é aconselhável conhecer uma série de chaves que o ajudarão a fazê-lo com garantias. Hoje vamos contar todos os passos para vender na Amazon que todo bom comerciante deve seguir.
Analise seu produto e o mercado
Uma das primeiras chaves que deve levar em consideração para vender na Amazon é fazer uma boa análise do seu produto e do seu mercado. Esta empresa possui um grande volume de negócios e, por isso, os produtos que comercializa são distribuídos em inúmeras categorias. Portanto, o principal é avaliar o tipo de produto que tem, quem vende algo semelhante ou igual e em que faixa de preço .
Conhecer esses dados permitirá saber qual é a categoria mais adequada para o seu produto e também se a Amazon é o lugar ideal. Esta plataforma é interessante para aquelas empresas que têm uma boa margem de negócio, que têm um produto com pouca concorrência ou que não têm E-commerce próprio. Caso contrário, é aconselhável optar por outros canais de venda mais adequados.
Selecione o modo de venda
Se já comprovou que este marketplace é o seu local, deve escolher o regime de venda, uma vez que não existe apenas um. Pode escolher entre Vendedor Marketplace e Vendedor retalho, e ambos têm as suas vantagens e desvantagens, que deverá avaliar com base nas suas necessidades.
- Vendedor Marketplace
Com esse regime de venda, decide os preços de cada item e vende diretamente para o cliente final , a Amazon só atua como intermediária. No entanto, se optar por esta opção, terá que escolher se vende como FBM (Fulfilled By Merchant) ou FBA (Fulfilled By Amazon) . Na primeira opção, você é quem gere todo o processo, desde o recebimento dos pedidos até a logística. No segundo caso, quem cuida de tudo é a empresa, só precisa de mandar o produto e eles comercializam.
- Vendedor de retalho
Se optar pela opção Vendedor Retalho, vende para a Amazon em vez de para o cliente final . Nesse caso, a negociação é direta com a plataforma , portanto deve deixar claras todas as condições de venda, como a política de devolução, a forma de pagamento ou o que acontecerá com o stock excedente. Também deve ter em mente que será o último na hierarquia em situações como reclamações ou gestão. O cliente é a prioridade, depois a plataforma e, por fim, você.
Envie os seus produtos
Depois de selecionar o esquema de vendas e criar uma conta na Amazon, é hora de fazer upload do seu catálogo de produtos . Para fazer isso, deve ir para Amazon Seller Central .
Se os artigos que pretende vender já se encontram no catálogo da plataforma, só terá de os localizar através do código de identificação ASIN, do seu nome ou do código de barras EAN13. Feito isso, adiciona o preço e o estoque que colocou à venda.
Caso o catálogo não tenha sido criado , deve preencher os campos obrigatórios e levar em consideração uma série de perguntas. Deve colocar declarações completas e incluir informações úteis , as características do produto e todas as imagens que forem possíveis, sempre de boa qualidade. A nossa recomendação é que, ao redigir as declarações e descrições, pesquise as palavras-chave para conhecer os métodos de busca de seus clientes.
Obtenha a caixa de compra
A caixa de compra é um aspecto fundamental na Amazon. De todos os vendedores que oferecem o mesmo produto, apenas um deles está vinculado ao botão de compra . Para tomar essa decisão, essa plataforma leva em consideração uma série de aspectos que podem fazer a diferença entre vender ou não.
Em primeiro lugar, deve demonstrar um histórico de no mínimo três meses com um bom histórico de vendas, que pode chegar a seis no caso de algumas categorias. A empresa também valorizará positivamente o facto de estar no regime FBA (Fulfilled By Amazon). Tente cumprir os prazos de entrega em 97% e os tempos de resposta aos seus clientes em no máximo 24 horas ou será penalizado. Se as suas condições o permitirem, poderá competir em termos de preço , pois é um dos fatores mais determinantes para ganhar a sua Caixa de Compra. E, por fim, incentive os seus compradores a deixarem suas opiniões e avaliações sobre seus produtos. A prioridade desta plataforma é a satisfação do cliente, e um bom índice de avaliações positivas pode ajudá-lo nessa tarefa.
Envolva-se em atrair tráfego
Esta empresa tem como premissa: vender cuidando do cliente. Por esse motivo, deve trabalhar para atrair tráfego para os seus produtos . Desde que respeite as condições, a plataforma recompensa os itens que vendem melhor . Isso significa uma melhor classificação nas pesquisas internas e um aumento nas chances de conseguir a Caixa de Compra.
Como pode ver, há muitos aspetos e etapas que deve levar em consideração antes de tomar a decisão de vender na Amazon. O principal é respeitar as condições do contrato com a plataforma para evitar penalidades ou o cancelamento da sua conta. Siga todos esses passos e comece a vender na Amazon com todas as garantias.
Etiquetas:amazon, e commerce, marketplace
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