Mude para o comércio eletrónico e encontre novos clientes
01/07/2020 - 6 minutos de leitura
Embora o comércio eletrónico já fosse uma tendência predominante nas empresas, a chegada da pandemia do Coronavírus e a consequente crise fizeram com que esse processo se acelerasse. Apesar de estarem confinados em casa, as pessoas não pararam de comprar o que precisam a partir da internet.
Diante desta nova realidade, as pequenas e médias empresas vão acelerar o seu processo de digitalização , através do e-commerce, de modo a apoiar o tecido comercial local, para que não fique economia parada. As pequenas e médias empresas irão procurar e encontrar alternativas para grandes plataformas de forma a escalar os obstáculos ou contorná-los no seu mercado.
O caso do comércio eletrónico é muito semelhante ao das ferramentas de videoconferência. No início, não eram muito populares, mas hoje em dia são essenciais, principalmente diante de uma crise de saúde como a que estamos a enfrentar. As pessoas estão a perder o medo de certas coisas devido à necessidade de se adaptar a esta nova realidade. E. se o teletrabalho se expandiu para se tornar numa coisa comum nas empresas em muito pouco tempo, o mesmo será para os consumidores comprarem no comércio eletrónico.
Acesse o comércio eletrônico e siga as diretrizes que forneceremos abaixo.
Concentre-se em criar uma boa experiência de compra
Se seus clientes se sentirem desconfortáveis ou perdidos no seu comércio eletrónico, eles sairão tão rapidamente quanto entraram. Com uma página atraente e fácil de entender, é mais provável que os utilizadores permaneçam e comprem um ou mais dos seus produtos. Além disso, não se esqueça de adaptá-lo a todos os dispositivos possíveis. Os consumidores fazem muitos pedidos online pelo telemóvel, por isso é essencial ter uma resposta ágil para oferecer a melhor experiência de compra possível.
Outros aspetos que devemos levar em consideração são a segurança ao efetuar os pagamentos e a velocidade das entregas. Os clientes preferem o comércio eletrónico seguro e que garantam a entrega dos seus pedidos em pouco tempo. Para esse primeiro ponto, apresentemétodos de pagamento que os usuários conhecem ou já puderam usar antes (cartão de crédito, PayPal etc, referências multibanco). E, se os prazos de entrega dos seus produtos forem longos, por qualquer motivo, poderá compensá-los com portes grátis ou cupões de desconto.
Lembre-se também de prestar atenção às críticas deixadas por seus clientes. É uma boa fonte de informações para descobrir se o seu comércio eletrônico ou seus produtos funcionam como deveriam. Além disso, eles ajudarão você a convencer novos clientes a comprar, todos gostamos de ler como foram as experiências de outras pessoas.
Ofereça um bom atendimento ao cliente
Assim como numa uma loja física, os clientes precisam ser atendidos e ouvidos. Dúvidas podem surgir a qualquer etapa do processo de compra, por isso devemos resolvê-las imediatamente. Para isso, podemos recorrer a duas opções. A primeira é criar uma seção de perguntas frequentes e a segunda opção é usar mensagens instantâneas com bots. Uma seção de Perguntas frequentes sempre será muito útil para os utilizadores, mas também foi comprovado que os chatbots podem melhorar significativamente a experiência do cliente no comércio eletrónico. É interessante considerar o uso deste último, mas acreditamos que qualquer uma dessas opções seja perfeitamente válida para oferecer um bom atendimento ao cliente.
Consiga uma boa posição e cuide dela
Como mencionamos no início, a sua empresa não será a única a ter um comércio eletrónico. Com o aumento das compras pela Internet, é muito provável que a sua concorrência esteja a considerar estar presente neste canal. Por este motivo, outro ponto que deverá trabalhar é o posicionamento de SEO da sua loja online. Os utilizadores irão para as primeiras páginas do Google para comprar o que precisam e, se não estiver nessas, será muito mais difícil encontrá-lo.
Não sabemos quanto tempo irá durar esta nova crise, mas mesmo quando tudo voltar ao normal, sabemos que os consumidores vão manter os novos hábitos que criaram nesse estágio difícil. O comércio eletrónico será importante para as empresas e talvez seja um bom momento para começar uma ou procurar alternativas para grandes plataformas de vendas online.
Etiquetas:Comércio Eletrónico, marketing digital, posicionamento em SEO, web design
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